Atenção!

 “Henna Preta”?
A cor da pasta de Henna natural varia entre a cor verde-acastanhado e castanho. Se a cor da pasta apresentada pelos artistas for mais escura (preta), tenha certeza que esta tonalidade foi alcançada através de uma alta concentração de corantes. A Parafenilenodiamina ou PPD é uma substância muito conhecida como aditivo da Henna para obtenção de tintas capilares mais escuras ou nos casos de arte corporal, para alcançar um efeito mais rápido e uma cor mais intensa. Outros corantes, tal como carmim (ou azo-compostos do ácido picrâmico), 2,5-toluenodiamina, 2,5-toluenodiaminosulfato e pirogalol, bem como nitrato de prata e nitrato de crómio, têm também sido referidos e detectados na que se chama de "Henna preta". A muitos destes aditivos tem sido atribuído a causa de reacções alérgicas, reacções inflamatórias crónicas e reacções alérgicas retardadas.
Qual o efeito causado após a aplicação da "Henna preta."?
reacções alérgicas, reacções inflamatórias crónicas e reacções alérgicas retardadas.
Estas reacções alérgicas podem resultar em comichão e vermelhidão, manchas e bolhas ou mesmo descoloração e cicatrizes permanentes na pele. Algumas pessoas podem tornar-se permanentemente sensibilizados a estas substâncias e desenvolver dermatite de contacto alérgica e, uma vez sensibilizadas, estas adquirem vulnerabilidade a estas substâncias. Tal
sensibilização é particularmente preocupante uma vez que estes alergenos são encontrados em vários produtos, tais como tintas capilares, borracha, roupa e sapatos e o contacto com estes produtos podem desencadear respostas alérgicas. A reacção em casos de eczema pode ser violenta, necessitando, por vezes de intervenção médica urgente ou até hospitalização. A resposta alérgica a uma segunda exposição pode ser mais grave do que à primeira. Os eczemas podem surgir limitados à área tatuada, em redor da mesma ou por todo o corpo. O aparecimento desta reação pode ser imediata ou demorar vários dias a desenvolver após aplicação da tatuagem.
Não se deixem enganar!

(Claudia Flavia)